Na próxima quinta-feira, dia 17, às 16h, Campinense e Sousa começam a decidir, no Estádio Amigão, em Campina Grande, a 111ª edição do Campeonato Paraibano. O jogo de volta, no dia 20, às 10h, no Marizão, definirá quem será o grande campeão estadual da temporada 2021 e também aquele que terá vaga direta na Copa do Nordeste de 2022. As partidas terão transmissão das TVs Cabo Branco e Paraíba de forma gratuita na TV aberta, já os assinantes do streaming do Jornal da Paraíba seguem com acesso para os dois jogos de qualquer lugar. Uma decisão entre times paraibanos com transmissão em rede estadual de televisão volta a acontecer após quase 20 anos, quando no dia 30 de setembro de 2001, coincidentemente, Raposa e Dinossauro decidiram a Copa Jornal da Paraíba, com vitória do Alviverde sertanejo por 2 a 1, que ergueu a taça ao final do jogo no Amigão.
A confirmação de transmissão em TV aberta pela Rede Paraíba de Comunicação despertou nos mais antigos torcedores paraibanos o sentimento de saudosismo. Em 1988, as empresas que compõem o Sistema Paraíba realizaram a primeira final ao vivo da história do futebol paraibano. Naquela oportunidade, o Botafogo-PB venceu o Treze por 2 a 0 e se sagrou campeão estadual daquele ano. Em 2001, no entanto, raposeiros e sousenses estiveram frente a frente para decidir um título que milhares de torcedores puderam acompanhar de suas casas: A Copa Jornal da Paraíba, que aconteceu em comemoração aos 30 anos do periódico, fundado no dia 5 de setembro de 1971.
Quartas de final
A Copa Jornal da Paraíba aconteceu entre os dias 9 e 30 de setembro de 2001 e reuniu oito equipes, sendo elas: Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, Guarabira Esporte Clube, Nacional de Patos, Sousa e Treze, times que haviam participado da edição daquele ano do estadual, que teve por campeão o Galo da Borborema.
A competição já teve início no mata-mata, quando os oito clubes se enfrentaram em duelos de ida e volta para definir os quatro semifinalistas. Entre os duelos, destaque para Sousa e Botafogo-PB e Campinense e Nacional de Patos.
Sousa 1 a 1 Botafogo-PB;
Botafogo-PB 0 a 2 Sousa;
Atlético de Cajazeiras 3 a 1 Guarabira;
Guarabira 1 a 1 Atlético de Cajazeiras;
Campinense 4 a 0 Nacional de Patos
Nacional de Patos 2 a 1 Campinense;
Auto Esporte 0 a 1 Treze;
Treze 2 a 2 Auto Esporte;
Semifinal
Ao final dos confrontos pelas quartas de final do torneio, Sousa, Atlético de Cajazeiras, Campinense e Treze se classificaram às semifinais, que colocou frente a frente quatro rivais históricos medindo forças pela vaga na grande final. No Sertão do estado, Dinossauro e Trovão Azul fizeram o Clássico Sertanejo no Perpetão, já no Amigão, em Campina, Treze e Campinense fizeram o terceiro Clássico dos Maiorais daquela temporada.
O equilíbrio foi evidente no decorrer das duas partidas, que terminaram empatadas. Logo, os finalistas foram decididos apenas nas penalidades máximas. Ao final das cobranças, Sousa e Campinense confirmaram as vagas para fazer a primeira final entre os times da história.
Atlético de Cajazeiras 2 a 2 Sousa; (vitória do Dino por 5 a 4 nos pênaltis)
Campinense 0 a 0 Treze; (vitória da Raposa por 4 a 2 nos pênaltis);
Final
O Estádio Amigão foi palco do jogo único da grande final da Copa Jornal da Paraíba. No dia 30 de setembro, um domingo, milhares de torcedores acompanharam o duelo entre Raposa e Dinossauro nas arquibancadas do Amigão e também na tela das TVs Cabo Branco e Paraíba. Depois de 13 anos, uma final de competição estadual era transmitida em TV aberta no estado. Quando a bola enfim rolou o Sousa se impôs e, em plena Campina Grande, venceu o Campinense por 2 a 1 e levou a taça para o Sertão do estado.
Campinense 1 a 2 Sousa – Sousa Campeão da Copa Jornal da Paraíba.
GE Paraíba