A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), Michelle Ramalho, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, já iniciaram as tratativas sobre o retorno do público aos estádios. As entidades da Paraíba já trabalham no sentido de discutir e elaborar um protocolo para essa retomada, para que tu esteja pronto quando da primeira sinalização de abertura das praças esportivas por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O encontro aconteceu na sede da FPF-PB e teve também a participação de Léo Bezerra, vice-prefeito, e de Ubaldo da Cruz, secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa. A informação foi noticiada no site da entidade que rege o futebol da Paraíba, mas não apresentou muitos detalhes do que foi conversado entre as partes.
Michelle Ramalho tem se mostrado otimista para que, de fato, essa ideia saia da expectativa dos bastidores e se concretize com a presença dos torcedores nos estádios paraibanos. Ela comentou sobre a CBF já analisar a formulação de regimentos para que a proposta aconteça em breve e exaltou a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba por se mostrarem flexíveis neste debate.
Uma comissão na CBF analisa a regulamentação da volta do público aos estádios. Excelente a atitude da Prefeitura e do Governo do Estado em viabilizar o novo protocolo para o retorno do público aos estádios de forma gradativa e com toda a segurança. E, assim que sair o protocolo da CBF, nós já vamos sair na frente, abrindo os portões, com todos os cuidados e segurança, que é o nosso grande sonho no momento – garantiu Michelle.
Essa movimentação ganhou força depois da entrevista de Cícero Lucena, prefeito da capital paraibana, acenar uma possível liberação de 20% de público nos estádios a partir de agosto. A expectativa, inclusive, é de que essa novidade possa aparecer no próximo decreto, programado para este fim de semana. É que, com o avanço da vacinação na Paraíba, o poder público tem sido cada vez mais flexível em seus protocolos, dando ainda mais otimismo aos clubes e dirigentes que o retorno gradual comece a ser posto em prática.
Com isso, FPF-PB e clubes passaram a se mobilizar em busca do convencimento do poder público, com alguns dessas agremiações até mesmo elaborando protocolos sugestivos para endossar ainda mais as tratativas. Bruno Cunha Lima, prefeito de Campina Grande, propôs público de 10% nos estádios, com exigência de comprovante de vacinação como primeiro passo de um possível retorno e ganhou também a voz do Campinense e do Treze. No entanto, a Secretária de Saúde da cidade foi cautelosa ao tratar do assunto.
GE PB