Bastante populares no calendário do desportista paraibano, as tradicionais corridas de rua ensaiam um retorno gradativo. É que, com o avanço do cronograma de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba e também com a diminuição no número de casos e óbitos em decorrência do novo coronavírus, os organizadores entendem que já possível retomar as competições. A Prefeitura Municipal de João Pessoa, em parceria com a Federação Paraibana de Atletismo, promoverão no próximo dia 8 de agosto mais uma edição da Corrida das Assessorias, um evento-teste de protocolos sanitários estabelecidos pelas entidades visando viabilizar o retorno da modalidade no estado.
Em decorrência do avanço da pandemia na Paraíba, as últimas corridas de rua realizadas no estado aconteceram ainda no mês de fevereiro de 2020, antes de os poderes executivos estadual e municipais adotarem de protocolos sanitários visando conter aglomeração de pessoas e, consequentemente, o contágio pelo vírus. Dezoito meses depois, com um arrefecimento do cenário pandêmico, a Corrida das Assessorias volta a movimentar o calendário esportivo paraibano. De acordo com a organização do evento, a largada está prevista para acontecer às 6h da manhã do próximo dia 8 de agosto, no campus 1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Protocolo em teste
Buscando garantir a segurança dos participantes, um protocolo sanitário foi formulado junto às autoridades sanitárias e epidemiológicas da cidade. Com isso, foi adotado o sistema de largada por ondas a partir das 6h, conforme ordem alfabética constante no número de peito de cada atleta inscrito nas categorias 5km e 10km, sendo a ordem definida da seguinte forma:
Percurso de 10km = A / B / C / D / E / F
Percurso de 5km = G / H / I / J / L / M
Ainda de acordo com o protocolo adotado, somente poderão entrar no curral de largada os atletas de sua respectiva onda de largada, sendo obrigatório o uso de máscara, assim como deverá ser feita a aferição da temperatura corporal e a higienização das mãos do corredor. Apenas após o início do percurso é que ficará permitida a retirada da máscara de proteção, sendo, no entanto, obrigatória a volta do uso da mesma imediatamente após a conclusão da corrida. Quanto à entrega das medalhas, a solenidade terá início logo após a chegada do último atleta, e aconselha-se a imediata dispersão dos corredores, visando anular os riscos de aglomeração.
Ge PB