Mais de 270 mil paraibanos correm risco de não poderem votar nas eleições deste ano. Os dados do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foram obtidos com exclusividade pelo Portal ClickPB, nesta sexta-feira (11).
De acordo com José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), estão em situação irregular com a Justiça Eleitoral 279.724 mil eleitores em todo estado. “Desses, 233.971 inscrições atualmente estão canceladas por ausência à revisão e 45.753 por ausência a três eleições consecutivas”, explicou.
Ele reforça que todos irregulares podem mudar a situação fazendo a regularização do título até o dia 4 de maio, prazo previsto no Código Eleitoral, que dá 150 dias antes das Eleições, então, a Justiça Eleitoral atende até 4 de maio de 2022, de maneira improrrogável.
Ele destaca ainda que as pessoas que estão nessa situação podem se regularizar sem sair de casa, o atendimento da Justiça Eleitoral paraibana é prioritariamente feito pela internet, acessando o site do TRE-PB, preenchendo o formulário, juntando os documentos necessários, fotografando com o celular a identidade em frente e verso, o comprovante de residência e fazendo uma fotografia “selfie” de si, pessoa interessada, requerente, segurando o seu documento oficial.
Para os que não têm acesso à internet, pode ser feito um agendamento por meio de telefone, não adianta ir ao Cartório Eleitoral sem antes fazer o agendamento, porque não há atendimento presencial sem agendamento prévio.
Os tipos mais comuns de pendências são ausência à revisão do título, para efetuarem o recadastramento com coleta de dados biométricos e os que não votaram e nem justificaram a ausência por três pleitos consecutivos.
Ainda de acordo com ele, o menor problema para esses eleitores, que estão cancelados, é não votar; existem problemas bem maiores, por exemplo, não conseguem: recadastrar o CPF, quitação eleitoral, passaporte, entre outros.
Na Paraíba existem 10.194 seções eleitorais e 1.815 locais de votação distribuídos em 69 Zonas Eleitorais.