Início » SES disponibiliza atendimento por telefone para orientações sobre sintomas gripais

SES disponibiliza atendimento por telefone para orientações sobre sintomas gripais

por AcessaParaíba.com
Compartilhar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai disponibilizar, a partir desta quinta-feira (6), uma central de atendimento para tirar dúvidas sobre síndrome gripal, considerando os cenários de pandemia de covid-19 e epidemia de gripe. Trata-se do ‘Alô Saúde’, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Foto: Imagem ilustrativa/Pixabay

O interessado deve ligar para o número (83) 3211-9844 para ser atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas e darão as orientações sobre as condutas necessárias ou qual serviço de saúde que deverá ser procurado, se for o caso. O serviço poderá ser acessado de qualquer localidade.

O objetivo da estratégia ‘Alô Saúde’ é tirar dúvidas relacionadas às doenças que apresentem sintomas gripais e evitar que a população se dirija aos serviços de referência em busca dessas orientações. Assim, os usuários poderão ter as informações necessárias em casa e a procura por atendimento médico presencial será indicada apenas para os casos de maior risco ou mais graves, evitando as longas filas de espera e aglomerações nos serviços de saúde.

Na Paraíba, do mês de dezembro até o momento, foram processadas 458 amostras para Influenza, das quais apenas 68 foram detectáveis. Dos casos confirmados, 59 são do subtipo H3N2, conforme detalha o Boletim Epidemiológico nº 01 de Influenza A – H3N2. Isso confirma que o número de casos de influenza ainda é pequeno em relação aos de gripe e resfriados comuns. Com o Alô Saúde, haverá um filtro em relação aos usuários que comparecem aos serviços de atendimento sem nenhuma orientação anterior. Nas unidades de saúde, o protocolo é realizar primeiro a testagem para covid-19 e, se descartada a suspeita, realizar a investigação para influenza.

O diretor da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP), Felipe Proenço, explica que o serviço chega para agregar esforços neste momento onde há uma grande circulação de pelo menos dois vírus que causam doenças respiratórias. “Os médicos farão esclarecimento das dúvidas e avaliação dos sintomas, encaminhando, quando necessário, ao serviço de saúde adequado. Isso é de grande valia em um momento onde as salas de espera estão cheias de pacientes que deveriam ter sido orientados facilmente através de uma ligação telefônica e poderiam estar em casa se recuperando”.

Felipe Proenço destaca ainda que o canal de atendimento tende a ser ampliado, no futuro, para outros agravos. “Com a redução dos casos de síndrome gripal, a ideia é que o ‘Alô Saúde’ possa ser utilizado para orientar a população sobre sintomas e procedimentos relativos a outras doenças, sempre no sentido de ampliar o acesso da população às orientações de saúde”, finalizou.


Compartilhar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique em Aceitar e fechar, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar e fechar Saiba mais