Cerca de 627 mil pessoas terão que devolver as parcelas do auxílio emergencial 2021, pagas de forma indevida, conforme anunciou o Ministério da Cidadania. O órgão também disse que as notificações serão enviadas até esta terça-feira, (5), por SMS.
Para evitar recebimentos indevidos, a pasta realiza um pente-fino, todo mês, nos beneficiários do auxílio emergencial. O procedimento, conhecido como revisão mensal, visa garantir que o benefício chegue exclusivamente aos cidadãos de menor renda.
Em agosto, cerca de 650 mil pessoas já haviam sido notificadas de que deveriam devolver o auxílio à União. Até o último dia 21 de setembro, segundo o governo, R$ 40,6 milhões foram devolvidos aos cofres públicos.
“Receberão as mensagens os trabalhadores que ao declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) geraram Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para restituição de parcelas do Auxílio Emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa”, disse o ministério.
A pasta ressaltou que as mensagens serão enviadas pelos números 28041 ou 28042 e terão o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br.
Quem receber o SMS relativo às DARF, deve efetuar o pagamento ou acessar o site para regular a situação. Já quem não possuir DARF em aberto, mas precisa devolver alguma quantia, também pode entrar no site e seguir as instruções.