A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, entre os dias 17 e 22 de agosto, a 7ª edição do “Agosto das Letras: Festival de Leitura da Paraíba”, que neste ano faz uma dupla homenagem: a celebração do ‘Ano Cultural Zé Lins do Rego: 120 anos’ e um tributo ao jornalista, poeta, escritor e presidente da Funesc,Walter Galvão, que faleceu no último 7 de julho. Devido à pandemia de Covid-19, a programação será virtual, com transmissão através da TV Funesc (www.youtube.com/tvfunesc).
“Este ano, o Agosto das Letras é dedicado ao fortalecimento da nossa memória artística. Além do lançamento de obras, o evento vai abordar José Lins do Rego no ano em que se celebram os 120 anos de seu nascimento e homenagear o legado intelectual de Walter Galvão, ex-presidente da Funesc. É mais uma oportunidade que as pessoas terão para conhecer um apanhado da produção literária paraibana, através de uma abordagem plural que conta com saraus, documentários, performances e leituras encenadas”, adiantou Pedro Santos, presidente da Funesc.
A abertura ocorre nesta terça-feira (17), com a participação do atual presidente da Funesc, Pedro Santos, e da presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, que falarão sobre o Prêmio Literário e o Decreto do Sistema Estadual de Bibliotecas. Além deles, participarão a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Ana Maria Costa Sousa, e a ex-secretária executiva da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), Renata Costa, que trarão suas contribuições sobre a Institucionalização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas na Paraíba. A cerimônia será encerrada com a Leitura ‘Papa-Rabo’.
Durante os seis dias de evento, o ‘Agosto das Letras’ ofertará uma programação diversificada, com oficinas, workshops, lançamento de livros, sarau, vídeos-homenagens especiais e exibição dos programas ‘Painel Funesc’ e ‘De Repente na Rede’ temáticos, envolvendo os 120 anos de José Lins do Rego.
No fim de semana, será a vez de mais uma edição do ‘Quadrinhos Intuados’, evento que já acontecia todos os anos no Espaço Cultural, paralelamente à programação do ‘Agosto das Letras’. Desta vez, para os dias 21 e 22, estão programados debates e painéis virtuais com grandes nomes de artistas nordestinos e estudiosos do cenário das Histórias em Quadrinhos.
“Esse Festival de Leitura da Paraíba, em sua 7ª edição, mais uma vez será conduzido no formato online e também híbrido. O objetivo é atualizar o público quanto ao surgimento de novos autores paraibanos, fomentar o hábito da leitura através de diversos contextos culturais, como por exemplo, o teatro e a HQ. A novidade desta edição é a retomada dos Quadrinhos Intuados, que trará novidades na área de Editores”, disse Tatiana Cavalcante, gerente da Biblioteca Juarez da Gama Batista, na Funesc.
O ‘Agosto das Letras’ integra o calendário anual da Funesc e tem como proposta favorecer, cultivar e incentivar a leitura, principalmente entre crianças e jovens, além de proporcionar atividades culturais e popularizar os nomes, obras e histórias de grandes escritores, especialmente os nordestinos, para um público diverso.
José Lins do Rego – nasceu no Engenho Corredor, em Pilar (PB), em 3 de junho de 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como “Riacho Doce”, “Doidinho”, “Banguê”, “Fogo Morto” e “Menino de Engenho”, tendo este se tornado uma obra de fundamental importância na história do moderno romance brasileiro. Foi o quarto ocupante da Cadeira 25, na Academia Brasileira de Letras e veio a falecer no Rio de Janeiro, em 1957.
Walter Galvão – foi jornalista e escritor, também conhecido pela poesia e musicalidade. Como profissional da Comunicação, passou por todas as grandes redações de jornais impressos, como A União, O Norte e Correio da Paraíba. Trabalhou ainda em emissoras de televisão e como assessor na área política. Crítico cultural, deixou vários livros publicados, como ‘O som do sim’ e ‘Rap Ópera’. Suas publicações mais recentes foram ‘45 poses da palavra’ e ‘Máximas de Marx – Introdução ao multiverso do pensar crítico’ (lançado este ano), ambos pela editora Ideia. Em junho de 2020, assumiu o cargo de presidente da Funesc. Walter Galvão tinha 64 anos e, desde o início deste ano, vinha lutando contra um câncer.
Confira a programação completa do AGOSTO DAS LETRAS 2021 (www.YouTube.com/TvFunesc):
17/08/2021 – Terça-feira
ABERTURA
19h – Prêmio Literário e o Decreto do Sistema Estadual de Bibliotecas.
Pedro Santos (Presidente Funesc) e Naná Garcez (Empresa Paraibana de Comunicação – EPC)
19h20 – Institucionalização do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas na Paraíba
Ana Maria Costa Sousa (coordenadora do SNBP) e Renata Costa (ex-secretária executiva do PNLE)
20h – Leitura Encenada – Papa-Rabo
18/08/2021 – Quarta-feira
17h – Oficina de Lettering (com Beca Oliveira)
19h – DE REPENTE NA REDE (com Iponax Vila Nova)
Poetas homenageiam Zé Lins do Rego
19h30 – PAINEL FUNESC sobre o livro Fogo Morto
(Prof. Luís Felipe G. do Nascimento e prof. Márcio J. S. Lima)
20h40 – Vídeo: Herança Literária – Doação do acervo de Walter Galvão para a Biblioteca Juarez da Gama Batista
19/08/2021 – Quinta-feira
18h – Workshop de CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (com Aline Alencar)
Programa Cultura PB na WEB
19h – LANÇAMENTO DE LIVRO:
“Os últimos melhores dias de minha vida” (Gilberto Dimenstein e Anna Penido)
19h30 – LANÇAMENTO DE LIVROS (Maria Valéria Rezende)
20/08/2021 – Sexta-feira
19h – Lançamento dos livros “45 poses da palavra” e “Máximas de Marx: introdução ao multiverso do pensar crítico”, de Walter Galvão, na Livraria do Luiz
20h – SARAU EM HOMENAGEM A WALTER GALVÃO
(Equipe da Funesc)
21/08 – Sábado
15h30 – ABERTURA ‘QUADRINHOS INTUADOS’
16h – EDITANDO O NORDESTE
Henrique Magalhães – Marca de Fantasia (PB)
Mari Petrovana (AL)
Thiago Madenesi (PE)
Mediação: Amaro Braga (PE / AL)
19h – REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES DOS QUADRINHOS NO NORDESTE
Amanda Santos (SE)
Bruno Alves (PE)
Dika Araújo (MA)
Mediação: Sávio Roz (BA)
22/08/2021 – Domingo
16h – VENDENDO QUADRINHOS
Manassés Filho – Gibizada (PB)
Larissa – RV Cultura e Arte (BA)
Ander Catunda – Reboot (CE)
Mediação: Bernardo Aurélio (PI)
19h – VIVER DE QUADRINHOS?
Mike Deodato (PB)
Talles Rodrigues (CE)
Ilustralu (RN)
Mediação: Iramir Araújo