O fundador da Academia Paraibana de Astronomia (APA), Rubens de Azevedo, completaria 100 anos neste sábado (30). Para homenagear o responsável por um importante legado na área, ele teve seu nome lembrado através do batismo de um asteroide.
A homenagem foi uma iniciativa de astrônomos amadores brasileiros e foi confirmada pela União Astronômica Internacional. Rubens de Azevedo era cearense, escreveu diversos livros sobre astronomia e se especializou na observação da Lua.
Na Paraíba, onde viveu entre 1967 e 1975, Rubens esteve à frente da construção e fundação do Observatório Astronômico da Paraíba e da Associação Paraibana de Astronomia. Além disso, o astrônomo deu aulas em várias escolas do estado e ministrou o Primeiro Curso Brasileiro de Astronomia no Rádio.
No cenário nacional, Rubens foi autor do primeiro mapa lunar brasileiro e, a partir do Observatório Astronômico da Paraíba, participou do programa LION (Lunar International Observers Network), projeto que deu suporte às Missões Apollo, que levaram o homem à Lua no final da década de 1960.
A homenagem, divulgada junto a data do centenário de Rubens, definiu que o asteroide 84342, descoberto por Charles Juels e pelo brasileiro Paulo Holvorcem em 2002, é, agora, oficialmente nomeado como (84342) Rubensdeazevedo.
g1 Paraíba