Início » Gás de cozinha: saiba como fazer o botijão render mais

Gás de cozinha: saiba como fazer o botijão render mais

por AcessaParaíba.com
Compartilhar

Uma disciplina de relevância no curso de Nutrição é Técnica Dietética, uma vez que ela estuda a sistematização e as operações a que são submetidos os alimentos e as modificações que os mesmos sofrem durante os processos culinários. E, nesse contexto, o nutricionista se faz necessário no sentido de orientar aos consumidores como manter o maior valor nutritivo dos alimentos, bem como desenvolver, aumentar ou alterar o sabor, garantindo o aumento da digestibilidade e palatabilidade.

Foto: Ilustração

Entretanto, o profissional pode também ajudar na economia de um dos itens fundamentais no preparo de alimentos e que vem se tornando cada vez mais oneroso: o gás de cozinha. Sendo assim, temos que buscar nas próprias estratégias das técnicas dietéticas como minimizar essa despesa a mais, que vem impactando o orçamento doméstico dos brasileiros nos últimos meses.

Técnicas dietéticas

Um dos recursos para economizar o gás de cozinha que a população já conhece, mas na maioria das vezes esquece, é de sempre tampar a panela do alimento que está sendo cozido, uma vez que com a panela fechada o calor não se dissipa para o ar, cozinhando o alimento mais rapidamente.

Ademais, um outro costume do brasileiro é colocar o sal de uma preparação antes mesmo do cozimento da água, fato este que torna a água, já agora salgada, com um tempo de ebulição (quando começa a ferver) maior, gastando mais gás para a fervura da preparação. Logo, o ideal é cozinhar primeiro a água em uma panela com tampa e só depois acrescentar o sal e o próprio alimento a ser cozido, o qual inclusive deve ser cortado o menor possível, uma vez que quanto maior a superfície de contato mais rapidamente será cozido, economizando assim o gás.

Mas, para além dessas estratégias, não podemos esquecer de uma panela que contribui bastante com a economia de gás: a panela de pressão! Muitos têm o receio em usá-la e também o costume de só cozinharem carne ou feijão nela, quando na verdade qualquer alimento pode ser preparado nela, desde um arroz até a batata doce. Só precisa ter um maior controle e precisão do tempo ao submetê-lo para cozinhar.

Outra técnica dietética que permite não só a economia, mas a melhora da digestibilidade (evitando gases e desconforto intestinal) a partir da eliminação de substâncias com fatores antinutricionais é o remolho das leguminosas (colocar o feijão, grão de bico ou a lentilha submersos em uma boa quantidade de água) por um período de oito (8) a 12 horas, devendo trocar a água pelo menos três (3) vezes. É notória a diminuição do tempo de cozimento ao usar essa estratégia da técnica dietética, além do benefício nutricional.

Por fim, mas não menos importante, uma economia de gás que também contribui para sua saúde é o planejamento das refeições, pois a partir do momento que você reserva um dia para produzir as preparações que irá consumir na semana, você gastará gás um único dia, ao invés de prepará-las diariamente, consumindo uma maior quantidade desse item indispensável, e poderá guardar as preparações no congelador ou refrigerador (a depender do tempo que irá consumi-lás).

E tendo em vista que será preparado num único dia, uma estratégia a mais nessa economia seria aproveitar a água de um alimento que foi cozido na água (calor úmido) em outra preparação que também usará esse mesmo método de cozimento, bem como na cocção de um alimento que será cozido no vapor. Logo, pode-se inferir que o nutricionista, além de promover a melhoria de sua saúde a partir da reeducação alimentar, ainda contribui com estratégias para a economia domiciliar.

*Jousianny Patrício Silva de Andrade é nutricionista pela UFPB (CRN6 – 8684), mestre em Ciências da Nutrição (UFPB), especialista em Gerontologia (UFPB), especialista em Nutrição Clínica (UGF), e atualmente é docente do curso de Nutrição do Unipê e nutricionista na clínica Mais Atividade.


Compartilhar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique em Aceitar e fechar, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar e fechar Saiba mais