A Paraíba permanece com 100% da área do estado em seca, conforme a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Dados do Monitor das Secas, divulgados nessa quinta-feira (4), mostram a estabilidade do fenômeno desde junho.
Conforme a ANA, entre agosto e setembro, o Monitor verificou uma estabilidade das áreas com seca fraca (38% do território paraibano), moderada (35%) e grave (27%). Essa permanece sendo a condição mais severa do fenômeno no território paraibano desde fevereiro de 2020, quando 46% do estado passaram por seca grave.
Além da Paraíba, a severidade do fenômeno se manteve estável em Alagoas, Ceará, Paraná e Sergipe.
Situação de emergência
No fim de outubro, o governo da Paraíba reconheceu a situação de emergência por conta da estiagem em 150 cidades do estado. A situação destina-se às áreas dos municípios onde há comprovação da situação em decorrência de prova documental estabelecida pelo formulário de Informação de desastre (FIDE).
Com o decreto, municípios ficam autorizados a abrirem crédito extraordinário. Também é possível convocar voluntários para reforçar as ações que minimizem o desastre.