Localizada no Cariri paraibano, o município de Soledade tem no artesanato parte da geração de renda da população. Para alavancar as vendas e exibir os materiais feitos pelos artesãos, a Prefeitura da cidade promove, nesta quarta-feira (18), o ‘Mostra Soledade’, evento que reúne os produtos e especiarias da terra.
A venda é a última parte do processo desenvolvido no município. Uma parcela dos produtos é fruto do projeto de capacitação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que ensina os mais variados artesanatos para os alunos. Agora, além de fazer, eles também serão comercializados.
No evento, a ‘Bolacha Soledade’ também será lançada. A iguaria é produzida por mulheres integrantes da Associação Zé Gonçalves (Azegon) em parceria com a Prefeitura e o Sebrae, que impulsionaram a ideia para garantir a renda das trabalhadoras.
De acordo com o prefeito, Geraldo Medeiros, além de valorizar os artesãos e seus produtos, a Mostra Soledade é uma estratégia também para amenizar os efeitos da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios. “Além de exibir o talento dessas pessoas, vamos impulsionar nossa economia e promover o que tem sido produzido por aqui. Nossas potencialidades são muitas e estão diretamente ligadas ao nosso povo, a única forma de nos desenvolvermos é integrar todos nesse processo”, ressalta.
Vitrine da história – Um projeto em andamento no município é o de transformar as margens da BR-230 uma ‘vitrine da história’ da cidade. A proposta é iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Sebrae. Além de estruturar e melhorar o espaço dos comerciantes e artesãos, a ideia é capacitar os empreendedores, criar planos de negócios e aquecer as vendas.