A notícia de que o Facebook pode trocar de nome caiu como uma bomba nesta quarta-feira (20). No entanto, a rede social em si deve continuar sendo chamada da mesma forma que é atualmente e a alteração seria para a companhia que comanda todas as redes sociais que pertencem ao grupo, incluindo ainda o WhatsApp e o Instagram. Mas qual pode ser esse novo nome?
A mudança ainda não foi oficializada, mas vários nomes, inclusive alguns jocosos, surgiram na internet. No entanto, um deles parece ter mais credibilidade, já que foi especulado por alguém que já trabalhou na rede social.
Samidh Chakrabarti, que já foi chefe de integridade do Facebook, disse no Twitter que sua aposta é de que o novo nome seja “Meta”. Isso ainda faz sentido se levado em conta que o The Verge, que noticiou o caso em primeira mão, disse que a mudança tem como objetivo posicionar o Facebook em um “metaverso“, termo usado por Mark Zuckerberg diversas vezes.
Novo nome do Facebook
No entanto, a marca “Meta” já é usada por outros negócios de Zuckerberg. O site meta.com, por exemplo, direciona a navegação para meta.org, uma ONG de biomedicina que faz parte da fundação Chan Zuckerberg Initiative, gerida pelo CEO do Facebook e sua esposa, Priscilla Chan.
Ou seja, caso queira usar a marca em sua nova empreitada, o Facebook vai ter que tirar de uma instituição filantrópica e aplicar o nome em uma das maiores empresas do mundo. Ainda não é possível saber se o fato do termo já ser usado facilita ou não a decisão.
Chakrabarti também comentou sobre o nome “Horizon”, já que a mudança também pode estar conectada ao mundo de realidade virtual do Facebook, chamado de Horizon World. Segundo o ex-funcionário da empresa, a marca já é amplamente registrada por diversas companhias no mundo e seria trabalhoso para o Facebook conseguir todas as licenças. No entanto, a hipótese não foi descartada.