Início » Saúde promove programação em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

Saúde promove programação em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

por AcessaParaíba.com
Compartilhar

Neste domingo (06), comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que faz parte da campanha Junho Lilás, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal, após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoverá nos dias 06, 09 e 10, capacitações e exibição de vídeo institucional sobre a importância do exame.

Foto: Divulgação/PMPA

“O Teste do Pezinho é um exame obrigatório e gratuito na Rede Pública de Saúde. Por isso, aproveitamos a data para reforçar à sociedade sobre a importância da realização do exame em recém-nascidos, mesmo durante a pandemia da Covid-19”, disse a chefe do Núcleo das Linhas Prioritárias, da SES, Rachel Holanda.

Na Paraíba, o Núcleo das Linhas Prioritárias coordena o Programa Estadual de Triagem Neonatal Biológica “Teste do Pezinho “, composto por uma rede de parceiros: Banco de Leite Humano Anita Cabral – referência para capacitação dos profissionais dos Postos de Coleta do Teste do Pezinho dos municípios; Lacen PB – unidade de análise das amostras em papel de filtro e resultado dos exames de triagem; Complexo de Pediatria Arlinda Marques – referência para o seguimento clínico e tratamento das doenças e o Hemocentro – serviço de seguimento e tratamento das Hemoglobinopatias.

O exame é realizado a partir de sangue coletado do calcanhar do recém-nascido e que permite triar várias doenças graves. As principais são: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

A coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da PB (SRTN-PB), no Arlinda Marques, endocrinopediatra Eugênia Montenegro, disse que o tratamento precoce das doenças triadas evita consequências graves. Ela também explicou como funciona o fluxo: “Quando o Teste do Pezinho vem alterado, a família é contatada pelo Serviço e o bebê fará nova coleta para excluir ou confirmar a doença para qual a triagem foi alterada”.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 e das medidas de distanciamento, os Serviços de Referência se reorganizaram com mudanças de fluxos, mantendo em funcionamento a assistência ao recém-nascido, à criança e ao adolescente.


Compartilhar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique em Aceitar e fechar, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar e fechar Saiba mais