O Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (16). A campanha teve início no dia 1º de outubro e vai até o dia 29, com o objetivo de atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis em todo o estado da Paraíba.
A técnica do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Milena Vitorino, explica que o Dia D é realizado para facilitar o acesso e aumentar a cobertura vacinal do Estado, pois muitos pais trabalham durante a semana e acabam não levando os filhos para vacinar. Por esta razão, mais de mil pontos de vacinação na Paraíba estarão abertos neste sábado, das 8h às 17h. É importante lembrar que as salas de vacinação estão abertas mesmo fora do período de campanhas vacinais.
Milena afirma que a orientação da SES é que os municípios realizem as ações seguindo todos os cuidados e evitando aglomerações. “Sugerimos que os municípios façam parcerias com ginásios, igrejas, locais amplos. Também sugerimos o trabalho com os agentes comunitários, fazendo busca ativa por microárea para que no Dia D não tenha uma grande aglomeração”, observou.
Ela explica que manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos em dia é uma questão de saúde pública, uma vez que doenças como o sarampo, a meningite e coqueluche afetam a saúde desses grupos etários. E ela ainda alerta que as vacinas que protegem desses agravos estão com baixa cobertura.
“Sabemos que, por conta da Covid-19, pais e responsáveis estão com receio de levar seus filhos aos postos de saúde. Mas nos preocupamos com as doenças que já eram erradicadas, como o sarampo, e que voltaram a apresentar casos novamente em nosso país. Vamos aproveitar essa campanha de multivacinação para que tenhamos uma população imunizada e que a gente não venha a ter novos surtos de outras doenças já erradicadas”, pontua.
Ao todo, são 18 vacinas ofertadas que fazem parte do calendário vacinal da criança e do adolescente e estão disponíveis em todos os postos nos 223 municípios paraibanos. A técnica da SES afirma que a meta de cobertura vacinal é de 90% para BCG e Rotavírus e 95% para as demais. Em 2021, até o momento, as coberturas estão abaixo de 70%, sendo BCG com 49,27%, Rotavírus Humano com 66,18%, Meningocócita C com 64,93%, Pentavalente com 66,24%, Pneumocócita com 69,76%, Polio com 65,36%, Febre Amarela com 44,78%, Hepatite A com 58,55%, Tríplice Viral D1 com 68,04%, Tríplice Viral D2 com 40,95%, HPV com 7% e Meninco ACWY com 5,9%.
Onde se vacinar em João Pessoa
Funcionamento das 8h às 16h
Quem quiser se vacinar pode procurar qualquer Unidade de Saúde da Família próxima à sua casa, Policlínicas Municipais de Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Praias, além do Centro Municipal de Imunizações.
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Policlínicas – Mandacaru, Cristo, Mangabeira e Praias
Centro Municipal de Imunização
Residencial Vista Alegre
Residencial Vista do Verde
Residencial Colinas de Gramame
Residencial Nice de Oliveira
Residencial Saturnino de Brito
Associação Engenho Velho
Onde se vacinar em Campina Grande
08h às 16h
– Parque da Criança
– UBS Jardim América
– UBS Jardim Tavares
– UBS Tota Agra
– UBS Wesley Targino
– UBS Francisco Brasileiro
– UBS Plínio Lemos
– UBS Antônio Arruda
– UBS Campos Sales – José Pinheiro
– UBS Quarenta
– UBS Ricardo Amorim Guedes – Malvinas
– UBS Araxá
– UBS Inácio Mayer
– UBS Jeremias
– UBS Novo Araxá
– UBS Nossa Senhora Aparecida – Catolé
– UBS Tambor II
– UBS Wilson Furtado I – Vila Cabral
– UBS Wilson Furtado II – Itararé
– UBS Porteira de Pedra
– UBS José Aurino de Barros – Catolé
– UBS Sandra Cavalcante
– UBS Grande Campina
– UBS Portal Sudoeste
– UBS Odete Leandro – UEPB
– UBS Beija-flor
– UBS Mutirão
08h às 12h
– UBS Eduardo Ramos
– UBS Estação Velha
– UBS Romualdo Brito II
– UBS Benjamin Bezerra da Silva
– UBS Ressurreição
– UBS Velame
– UBS Cidades I
– UBS Aluísio Salviano
– UBS Argemiro de Figueiredo
– UBS Cidades II
– UBS Novo Horizonte
– UBS Malvinas 1
– UBS Djalma Barbosa
– UBS Jardim Verdejante
– Centro de Saúde de São José da Mata
– Centro de Saúde da Palmeira
– Centro de Saúde Francisco Pinto
– Centro de Saúde da Liberdade
– Centro de Saúde Bela Vista
Onde se vacinar em Patos
Em Patos, as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h, para realizar a imunização de crianças de 1 aos 14 anos de idade, garantindo a proteção contra sarampo, meningite, caxumba e outras doenças.
As únicas unidades de saúde que não estarão abertas são: Ministro Ernani Sátiro na Vila Cavalcante (reforma) e Maria Madalena no Matadouro.